Por que até as famosas sofrem com reformas – e como evitar os mesmos erros na sua obra
- William Karlo Pappen Maurin
- 23 de abr.
- 3 min de leitura
Nos últimos meses, duas influenciadoras de peso chamaram atenção nas redes sociais por um motivo que vai além dos holofotes e dos looks do dia: as dores de cabeça causadas por suas obras. Maíra Cardi, esposa de Tiago Nigro (o "Primo Rico"), viralizou ao expor os desafios enfrentados na construção da nova casa do casal. Já a influencer Lara Nesteruk compartilhou sua frustração com os materiais utilizados em sua reforma e chegou a afirmar que o ideal seria ela mesma ter cuidado de tudo — mesmo sem ser da área da construção.
Esses relatos ganharam repercussão não apenas pela fama das envolvidas, mas porque tocaram em um ponto sensível: a dificuldade de gerenciar uma obra e contratar uma equipe que entregue no padrão esperado. E essa é uma realidade vivida por muitas pessoas — famosas ou não.
O que está por trás dos problemas de obra?
Obra é coisa séria. E complexa. Mesmo com dinheiro e boas intenções, sem conhecimento técnico e gerenciamento adequado, os erros aparecem. E quando eles surgem, custam caro — em tempo, dinheiro e saúde mental.
O que acontece com frequência é que, por falta de orientação, muitos clientes acabam contratando fornecedores de forma fragmentada, sem planejamento claro, sem contratos bem definidos e com pouca (ou nenhuma) coordenação entre os serviços.
É aí que entra a Administração de Obra, um serviço oferecido aqui no escritório WILLIAM MAURIN | Arquitetura Estratégica, que muda completamente o jogo.
O que é a Administração de Obra?
A Administração de Obra é uma forma inteligente de garantir que tudo aconteça como deveria, desde a concepção do projeto até o último detalhe da execução.
Aqui, cuidamos de cada etapa do processo:
Organização do projeto executivo e documentação;
Preparação do terreno ou ambiente para a reforma;
Contratação de mão de obra especializada com contratos bem elaborados;
Gerenciamento do cronograma físico-financeiro;
Acompanhamento de orçamento com controle do orçado versus executado;
Comunicação constante com o cliente via plataformas online e grupo exclusivo no WhatsApp.
Tudo isso com foco na qualidade, economia e tranquilidade do cliente.
Investir em gestão é economizar
É comum que a administração da obra gire em torno de 10% do valor total, considerando materiais e mão de obra. Mas esse percentual se paga — e muitas vezes economiza mais do que custa. Com gestão profissional, evitamos retrabalhos, compras desnecessárias, atrasos por sequência errada de serviços e até perdas de materiais.
Além disso, quando o cronograma é seguido corretamente, os materiais são usados no tempo certo e com a aplicação correta. Isso evita desperdícios e aumenta a durabilidade da obra.
E o cliente? Fica com a melhor parte.
Nosso objetivo é que o cliente participe da obra de forma leve e prazerosa, opinando sobre a decoração, escolha de móveis e acabamentos — e não perdendo noites de sono por conta de problemas técnicos. A parte “chata” (mas essencial) fica com quem entende: nós.
Além de coordenar todas as etapas, nos responsabilizamos pela experiência do cliente, garantindo que, ao final, ele tenha uma obra entregue no padrão que esperava — ou ainda melhor.
Uma boa obra não é aquela que nunca teve problemas, mas sim aquela que soube resolver cada um deles com inteligência e estratégia.
Se você está pensando em construir ou reformar e quer evitar os erros que até as celebridades cometem, conte com um time que entende do assunto. No William Maurin | Arquitetura Estratégica, cuidamos de cada etapa para que sua única preocupação seja aproveitar a casa pronta.
Quer saber mais sobre como funciona a administração de obra e como podemos ajudar no seu projeto?Fale com a gente pelo WhatsApp ou conheça mais em: www.williammaurinarquitetura.com.br







Comentários